- Área: 7000 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Tina Nandi, Rajesh Vora, Rahul Mehrotra
-
Fabricantes: AFFA Tile
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Três Pátios foi concebida como uma série de módulos similares com variações, que permitiam uma construção de forma sucessiva. O uso de módulos discretos permite que a forma da casa se ajuste e aproveita a forma única do terreno. Ao restringir a altura a um pavimento, a casa pode mesclar-se com seu entorno. A natureza incrementada na planta permite romper com a escala e a massa da construção. Isso vai na contramão da maioria das casas de final de semana na região, que consolida o espaço na forma de uma grande vila. O foco de desagregação da forma é um modelo que poderia ser utilizado para famílias de classe média cuja condição econômica obriga a realizar intervenções constantes em seus lares. Um pequeno edifício anexo à entrada do lote, construído com a mesma paleta formal e material da casa, contém uma clínica, já que o proprietário da casa é um reconhecido médico. Junto à clínica se encontram as residências para a equipe, e esses dois programas juntos criam uma interface social e um limiar suave em relação à vila.
A articulação dos materiais utilizados rompe com a escala da casa, com uma base mais pesada em pedra de basalto de origem local, e uma parte superior de materiais de alvenaria mais leves, incluindo um teto de telhas de Mangalore com inclinação para o interior do terreno. Os detalhes específicos, incluindo as grandes janelas, receberam acabamento em cobre feito à mão. Os três módulos que compõem a casa estão conectados por meio de passarelas de madeira delimitadas por painéis de vidro transparente, o que acentua ainda mais a identidade independente de cada módulo. A linha da cobertura apresenta um brilho mínimo de cobre que, além de servir como elemento de impermeabilização, cria um destaque visual quando é atingido pela luz do sol.
Cada um dos módulos contém elementos programáticos organizados em torno de um pátio externo. As grandes portas de vidro deslizantes podem ser abertas para conectar o interior e o exterior, permitindo que os espaços se expandam para esse pátio. Os espaços foram organizados a partir de seu nível de privacidade, que aumenta conforme o usuário se distancia da entrada do projeto. Além disso, cada módulo pode ser fechado em relação ao restante da casa quando seja necessário. A ala dos dormitórios é muito flexível, podendo servir como uma grande sala familiar ou, com uma série de portas de correr, como dormitórios individuais com privacidade para cada pessoa.
Apesar dos materiais utilizados no projeto serem mínimos e frugais, e baseados na disponibilidade local, eles foram combinados em configurações ricas. Através do uso de materiais simples e com texturas variadas, a qualidade da luz é modulada para destacar e aumentar a riqueza inerente a cada material. Painéis coloridos de vidro filtram quadrados de luz colorida, que se movem pelo espaço durante o dia. Reflexos da água e outras superfícies fornecem luz dinâmica em áreas sombreadas. A combinação de uma linguagem formal básica e geométrica, construída e acentuada com materiais modestos, cria qualidades atmosféricas únicas em cada espaço, a cada hora do dia e a cada estação do ano.